Conheça os benefícios do 5G em clínicas e hospitais

 Em Gestão

Tecnologia tem grande potencial de transformação

A adesão à tecnologia 5G em clínicas e hospitais passa a ser mais real conforme a infraestrutura que dará suporte à nova conexão começa a ser difundida no Brasil.

O 5G consiste no padrão de quinta geração para comunicação de dispositivos móveis que utilizam banda larga.

Quais os benefícios da tecnologia 5G?

A expectativa é que a internet 5G esteja em pleno uso no Brasil até o final desta década.

São diversos os benefícios da nova tecnologia que justificam os investimentos bilionários na nova infraestrutura que será necessária, como:

  • conexão simultânea de mais dispositivos, com possibilidade de conexão de até 1 milhão de aparelhos por Km²;
  • mais rapidez de processamento, com velocidade até 100 vezes maior do que o 4G para upload e download;
  • baixa latência, o que significa uma redução do tempo de transferência dos dados entre o servidor e dispositivos;
  • redução de erros e falhas na disponibilidade da conexão, garantindo maior estabilidade de acesso aos dispositivos conectados;
  • redução do consumo de energia dos dispositivos conectados.

Portanto, os benefícios associados à difusão do 5G tem potencial para transformar todos os segmentos, incluindo a saúde.

Como o 5G em clínicas e hospitais vai afetar a área da saúde?

Com as possibilidades de aplicação da tecnologia 5G em clínicas e hospitais, a expectativa é que haja mudanças em processos, atendimento e serviços médicos.

Transferência de dados em tempo real

Uma primeira transformação que será viabilizada pelo 5G em clínicas e hospitais deve-se à velocidade de conexão e baixa latência, de forma que informações poderão ser compartilhadas em tempo real entre profissionais, departamentos e prestadores.

Dada a sua baixa latência, cirurgias robóticas de alta precisão poderão ser realizadas e acompanhadas a distância em tempo real.

Telemedicina

Os serviços de telemedicina, como consultas online, ficarão mais estáveis, promovendo uma experiência mais satisfatória e realista para médicos e pacientes.

A rápida transferência de dados também será importante no compartilhamento de atestados, laudos, receitas e outros documentos.

Internet das Coisas

Também chamada de IoT, a Internet das Coisas consiste em dispositivos móveis conectados à internet e com operação automatizada, como sensores, câmeras, relógios inteligentes e outros.

Com a possibilidade de conectar mais dispositivos simultaneamente, haverá uma modernização dos espaços e consequente automação de diferentes processos relacionados ao atendimento do paciente, logística e administração de insumos.

Segurança

A maior conexão de dispositivos promovida pelo 5G não vai comprometer a segurança da informação, pelo contrário, ela será aprimorada.

Devido aos dados sensíveis do setor da saúde, é indispensável que as novas tecnologias ofereçam mais segurança na transferência e acesso às informações, inclusive para cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Telecomando 

O telecomando já é um serviço viável em instituições de saúde, mas com a implementação do 5G em clínicas e hospitais ele será ainda mais seguro, ágil e eficaz.

Isso porque as características do 5G dão suporte justamente para esse tipo de serviço, que reúne Internet das Coisas com profissional especializado a distância.

Com as muitas possibilidades e oportunidades do 5G em clínicas e hospitais é indispensável que gestores comecem a avaliar os processos e investimentos necessários para a transição para o 5G na saúde.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×