5G na telemedicina: veja como preparar sua clínica ou hospital

 Em Telemedicina

Aplicações do 5G na telemedicina fazem com que gestores iniciem a transição da rede para extrair melhor proveito da nova tecnologia

O potencial de uso do 5G na telemedicina é imenso devido aos benefícios da quinta geração de comunicação em relação às conexões que a antecederam, como o próprio 4G, ainda em uso no Brasil.

O 5G será o novo padrão de conexão dos dispositivos móveis e apresenta características como maior velocidade, redução da latência, mais dispositivos conectados simultaneamente e melhor estabilidade da conexão.

Na área da saúde, os gestores podem começar a preparar a transição para essa tecnologia devido aos benefícios do 5G na telemedicina.

Como planejar o uso do 5G na telemedicina da clínica?

A estimativa é que a transição para conexão 5G esteja finalizada no Brasil apenas em 2029, mas já é viável iniciar o planejamento ou a transformação da clínica.

Com a regulamentação da telemedicina no Brasil e a ampliação de seu uso após a pandemia de Covid-19, uma conexão melhor passa a ser fundamental para garantir a boa operação dos atendimentos a distância, bem como a modernização da clínica como um todo.

Entender quais são os passos desse planejamento é uma forma de evitar imprevistos e garantir resultados mais satisfatórios.

Auditoria da rede

Qualquer alteração técnica significativa demanda uma auditoria de toda a rede para mapear quais são os seus componentes, a capacidade deles, tempo de uso, necessidades de substituição e outros.

Os benefícios do 5G na telemedicina só serão possíveis com uma infraestrutura compatível com a nova geração da rede.

A realização de uma auditoria prévia permite que os gestores planejem quais investimentos serão necessários no longo prazo e quais deles serão prioritários na transição para o 5G.

Suporte especializado

Seja com uma equipe de Tecnologia da Informação interna ou com uma consultoria externa, o fato é que com a modernização simultânea de vários processos, aumentando a sobrecarga da rede, os gestores precisam contar com suporte especializado.

Um erro comum é ampliar a rede da clínica conforme as equipes fazem solicitações de emergência.

Esse tipo de prática resulta em mais gastos posteriormente para adequação da rede, bem como inviabiliza um plano de modernização consistente e com prioridades claras.

Cronograma de execução

Conhecendo o cenário atual e onde se pretende chegar no que diz respeito à estrutura tecnológica da clínica, é possível criar um cronograma de execução com investimentos progressivos ano a ano.

Essa prática garante uma transição para tecnologia 5G que seja mais segura e dê ênfase aos departamentos prioritários. 

Nesse sentido, utilizar o 5G na telemedicina, por exemplo, é mais relevante que modernizar primeiro áreas como farmácia, recursos humanos e financeiro.

Qualificação da equipe

A rede 5G será mais segura, rápida e estável, mas essas vantagens não eliminam os riscos relacionados ao erro humano no uso das ferramentas e tecnologias.

Atualmente, os erros dos usuários são a principal causa de problemas como vazamento de dados, perda de informações, inconsistência dos dados e outros.

Assim, conforme os departamentos tiverem o tipo de conexão atualizada é necessário investir na qualificação das equipes para melhor uso dos novos recursos.

Incorporação da telemedicina

Uma das áreas prioritárias para muitas clínicas e hospitais é a incorporação ou ampliação dos serviços de telemedicina já pensando em como o 5G vai impactar o campo da saúde.

Um exemplo é a adesão ao telecomando, serviço no qual exames radiológicos de alta complexidade são realizados a distância, com técnico radiologista operando o equipamento por meio de um sistema integrado com robôs, câmeras e sensores.

Com o 5G na telemedicina, a conexão desse aparato será ainda mais ágil, estável e segura, garantindo uma experiência mais satisfatória ao paciente.

Iniciando o planejamento antecipadamente, os gestores garantem melhor direcionamento dos recursos e vantagens competitivas com o novo sistema em operação antes da concorrência.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×