12 “aplicativos de raio x” que ajudam na rotina dos profissionais da saúde

 Em Radiologia

Aplicativos de radiologia contribuem em diferentes tarefas da rotina profissional auxiliando na tomada de decisão, organização e agilidade

A tecnologia é uma aliada em diversas áreas e, na saúde, já promove transformações relacionadas ao atendimento, diagnóstico e tratamentos, tanto na radiologia como em outras especialidades médicas.

Além dos benefícios no tratamento dos pacientes, diversas soluções facilitam a rotina dos profissionais de saúde. Como é o caso dos chamados aplicativos de raio x, com diferentes funções, visam um dia a dia mais produtivo, organizado, prático e ágil.

12 aplicativos de radiologia para conhecer

Aplicativos para celulares estão no dia a dia profissional, acadêmico e pessoal, com funções que vão desde facilitar a comunicação como também contribuir nas decisões médicas com embasamento científico na ponta do dedo.

Com isso, muitos aplicativos são até premiados devido aos benefícios que promovem na rotina dos profissionais da saúde e, consequentemente, dos pacientes. Conheça alguns a seguir:

1. CMR Pocket Guide

O CMR Pocket Guide é um guia de bolso para área de radiologia cardiovascular, tendo sido desenvolvido pela Associação Europeia de Imagem Cardiovascular para auxiliar no diagnóstico de diferentes patologias.

Ele está disponível gratuitamente, em inglês, para aparelhos com sistema operacional iOS.

2. Rads Best

O Rads Best é um aplicativo criado por radiologistas para contribuir no fluxo de trabalho dos profissionais ajudando no suporte à emissão do laudo com aumento de produtividade e alta qualidade do documento.

Ele está disponível apenas em inglês, em uma versão gratuita restrita e versões pagas completas. Disponível para iOS.

3. iRadiology

Voltada para estudantes de radiologia, o iRadiology é uma plataforma que reúne mais de 500 casos e exames radiológicos para contribuir na qualificação de profissionais e desenvolver suas habilidades de leitura e interpretação de exames como raios-x, tomografia e ressonância magnética.

O aplicativo está disponível gratuitamente em inglês para celulares iOS.

4. OsiriX HD

O OsiriX HD é um aplicativo para visualização de imagens DICOM, sendo usado por radiologistas e outros profissionais da saúde para viabilizar mais mobilidade na rotina da clínica ou hospital.

O aplicativo está disponível para iOS, em inglês, na versão paga.

5. Radiology Assistant

O Radiology Assistant consiste em um banco de dados para a área de radiologia, com mais de 90 artigos escritos por especialistas e permite uma busca avançada para encontrar termos específicos nesses conteúdos.

O aplicativo é pago e está disponível em inglês nas versões iOS e Android.

6. Radiology 2.0 – One Night in the ED

Principais aplicativos de radiologia

O Radiology 2.0 – One Night in the ED é gratuito voltado aos estudantes de Medicina e residentes de radiologia que queiram aprimorar suas habilidades.

Trata-se de um banco de dados com casos reais para desenvolver as habilidades de interpretação e leitura de exames de tomografia computadorizada. A solução está disponível apenas em inglês para usuários do iOS.

7. RadioFácil

Outro dos aplicativos de raio x é o RadioFácil, app gratuito que serve para auxiliar estudantes e residentes de radiologia em temas diversos relacionados com anatomia, radioproteção, cintilografia, mamografia, radioterapia, ressonância magnética, radiologia odontológica e outros.

O aplicativo está disponível com conteúdo em português para usuários do sistema Android.

8. Simulador RX Cimas

O Simulador RX Cimas é um aplicativo gratuito e em português usado por residentes e médicos, pois ajuda a calcular kV, kVp e mAs nos estudos de exames de raios-x. Está disponível para sistema operacional Android.

9. RADiDOC

O RADiDOC visa informar sobre exposição à radiação em radiografias e tomografias computadorizadas. Pode ser usado tanto por profissionais da saúde como por pacientes, devido sua linguagem acessível para informar o público geral.

O RADiDOC é gratuito e está disponível para o sistema operacional iOS.

10. Laudite

O Laudite permite ditar os achados radiológicos por meio de um sistema de reconhecimento de voz inteligente, o que evita que o médico radiologista tenha que digitar todo o conteúdo do laudo.

Com funções extras, o profissional de saúde pode salvar máscaras, alternar entre laudos, executar tarefas com comandos de voz, entre outras.

O Laudite está disponível para iOS e Windows, em português, e em versão paga.

11. Kanal’s MR Safety Implant Risk Assessment

O Kanal’s MR Safety Implant Risk Assessment ajuda o técnico em radiologia nos exames nos quais o paciente tenha dispositivos implantados ou corpos estranhos.

A solução está disponível apenas para iOS, em inglês, na versão paga.

12. Contrast Media: NSF vs. CIN

O Contrast Media: NSF vs. CIN é um aplicativo que ajuda na decisão do radiologista quanto ao uso de contraste em casos de pacientes com insuficiência renal, apontando riscos e benefícios de cada opção de acordo com o quadro, o que contribui para uma decisão mais segura.

O aplicativo está disponível em inglês, na versão paga, para usuários do Android.

Além dos chamados aplicativos de raio x, há diversas ferramentas para profissionais da saúde que geram benefícios e praticidade no dia a dia da radiologia.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×