Aplicativos que auxiliam radiologistas no dia a dia

 Em Radiologia

Aplicativos de radiologia auxiliam profissionais nas atividades diárias e também nos estudos

A tecnologia tem impactado diferentes áreas, inclusive a medicina. Atualmente, soluções para uma melhor prática e organização estão disponíveis até mesmo no celular com os aplicativos de radiologia.

Esses recursos podem ser usados para diferentes objetivos, como para estudos, organização da agenda de atendimento e também informações sobre exposição à radiação, por exemplo.

Como a tecnologia tem influenciado a radiologia?

Antes dos aplicativos de radiologia, outras tecnologias já propiciaram mudanças significativas na atuação dos radiologistas, influenciando a qualidade dos exames, acesso aos resultados e confiabilidade dos laudos.

Um exemplo de desenvolvimento tecnológico, foi o surgimento da radiologia digital em contraposição às técnicas análogas para obtenção de imagens.

Com conexão entre o equipamento e computadores, as imagens capturadas são automaticamente enviadas para o computador, ficando disponível em uma versão digital.

As pesquisas científicas também possibilitaram, por exemplo, a diminuição da exposição à radiação por meio de equipamentos mais seguros e eficientes na captura de imagens.

Outra inovação foi a telerradiologia, serviço pelo qual as equipes internas de radiologia podem ser complementadas por serviços terceirizados de parceiros especializados.

Com a prática telerradiologia, por exemplo, o afastamento geográfico, férias da equipe, limitação de profissionais especializados na região e outras ocorrências não são mais impeditivos para disponibilizar serviços radiológicos, laudos para raios x, tomografia, ressonância, mamografia e outros. Com a telerradiologia, os laudos são elaborados a distância.

9 aplicativos de radiologia

Portanto, antes mesmo dos aplicativos de radiologia, outras tecnologias já estavam sendo empregadas para viabilizar mais segurança, praticidade e eficiência na atuação dos médicos radiologistas.

Atualmente, no entanto, cada vez mais os recursos são de fácil disponibilidade. Com a massificação do uso do celular e praticidade desse aparelho, novas aplicações foram desenvolvidas unindo o celular e a radiologia.

Conheça a seguir 9 aplicativos de radiologia que auxiliam em diferentes tarefas da rotina de profissionais e estudantes.

  1. “RadsBest”: opção disponível para “iOS” (sistema usado em celulares da Apple), em inglês, ele foi desenvolvido por radiologistas visando melhorar a qualidade dos laudos e reduzir o tempo para emissão dos laudos;
  2. “iRadiology”: opção também em inglês, para “iOS” e gratuito. Essa ferramenta que reúne mais de 500 casos de radiologia, visa auxiliar estudantes, residentes e profissionais que querem aprimorar as habilidades de leitura de imagens radiográficas, tomografias e ressonância magnética;
  3. “OsiriX HD”: é uma solução paga, disponível em inglês e apenas para “iOS”. Trata-se de uma ferramenta para visualizar imagens DICOM (abreviação do termo em inglês, que significa comunicação de imagens digitais em medicina), podendo receber as imagens por “Wi-Fi” ou 3G;
  4. “Radiology Assistant”: essa opção paga é voltada para estudo e está disponível no “iOS” e “Android” (sistema operacional usado por várias marcas de aparelhos). Ele conta com uma biblioteca com mais de 90 artigos escritos e função de busca para auxiliar nos estudos sobre o tema;
  5. RADiDOC: gratuito e disponível para “iOS”, esse aplicativo concentra informações sobre exposição à radiação;
  6. “Kanal’s MR Safety Implant Risk Assessment”: opção paga, em inglês e disponível apenas para “iOS”, esse aplicativo visa ajudar radiologistas em exames com pacientes que tenham dispositivos implantados e corpos estranhos;
  7. “Radiology 2.0 – One Night in the ED”: aplicativo gratuito, em inglês e disponível para “iOS”. O objetivo dessa solução é auxiliar estudantes, residentes e médicos a aprimorarem a interpretação de imagens de tomografia por meio da simulação de casos;
  8. RadioFácil: outro aplicativo gratuito, em português e disponível para “Android” e que disponibiliza tópicos para estudo, como de Anatomia, Cintilografia, Tomografia, Mamografia, Radioterapia, Ressonância Magnética, Hemodinâmica, Odontologia e Radioproteção;
  9. Simulador RX Cimas: aplicativo gratuito, em português e disponível para “Android” que calcula kV, kVp e mAs nos estudos de raios-x, sendo seu público principal os estudantes de Radiologia.

Portanto, são muitos os aplicativos de radiologia com diferentes objetivos para auxiliar tanto quem ainda é estudante da área, como também profissionais que já exercem e estão em busca de aprimoramento constante.

Como selecionar as opções mais vantajosas à clínica ou hospital?

No caso dos gestores de departamentos de radiologia, uma das dicas é fazer um levantamento dos aplicativos que melhor atendem às demandas da área e recomendá-los aos colaboradores.

Quando a clínica reúne aplicativos confiáveis e com recursos necessários à execução das tarefas cotidianas, as informações ficam mais alinhadas e os procedimentos padronizados, o que favorece a adoção desses recursos.

Além disso, a partir dessa seleção podem ser destacados as tecnologias para radiologia que mais agregam à atuação dos profissionais, seja no dia a dia do departamento, como também para realização de cursos, estudos e aprimoramentos.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×