Humanização de atendimento em hospitais: veja como aderir em sua clínica

 Em Gestão

Processos humanizados ajudam na fidelização de pacientes e na melhora da imagem na instituição

O atendimento humanizado em hospitais e clínicas não é apenas uma tendência do momento, como uma exigência cada vez maior dos pacientes que demandam ambiente e suporte médico dignos.

Apesar de muito comentada, a humanização do atendimento nem sempre é colocada em prática, o que exige uma avaliação realista dos gestores.

A humanização do atendimento pode se entendida como uma estrutura que conta com práticas e recursos que melhoram o relacionamento entre profissionais e pacientes (e também familiares).

Para que ela ocorra, a equipe deve respeitar e ouvir as opiniões e anseios do paciente, transmitir segurança e confiança, dar atenção, ter paciência e garantir que o atendimento minimize, como possível, os desconfortos, medos e dores.

Qual a importância do atendimento humanizado em hospitais?

O conceito de atendimento humanizado em hospitais e clínicas chegou ao Brasil no início dos anos 2000, mas após quase 20 anos ainda não é uma realidade de muitas instituições de saúde.

As mudanças no comportamento dos cidadãos motivadas pelas novas tecnologias, acesso à informação e opções de escolha das empresas com as quais se relacionam incentivaram um aumento da exigência no que se refere ao atendimento em saúde.

Esse impulso também foi importante para que as clínicas e hospitais dedicassem mais atenção ao atendimento humanizado, afinal, no momento do atendimento, o paciente está vulnerável e precisa de um suporte mais próximo e personalizado.

Com isso, ao investir em atendimento humanizado em hospitais e clínicas é possível identificar uma série de vantagens relacionadas a essa forma de prestar o suporte médico, como:

  • garante um atendimento digno e atencioso que é a proposta ética que rege a atuação dos profissionais da área de saúde;
  • beneficia a imagem da instituição de saúde;
  • melhora a qualidade do suporte médico, pois ele foca as reais necessidades do paciente, influenciando a recuperação;
  • melhora o ambiente de trabalho, pois as equipes tem uma visão mais comprometida com a humanização das relações;
  • garante processos mais éticos, transparentes e profissionais nas clínicas e hospitais;
  • fideliza o paciente com uma experiência memorável para que ele retorne à clínica quando precisar.

Portanto, o atendimento humanizado em hospitais é importante tanto para o paciente como também à equipe, apresentando melhorias em todos os aspectos.

Como humanizar o atendimento em clínicas e hospitais?

Dada a importância da humanização, muitos gestores buscam estratégias para incorporar esse atendimento nas clínicas e hospitais. A seguir apresentamos 6 dicas de como alcançar esse objetivo.

Ter um ambiente receptivo

O atendimento humanizado tem início com o ambiente, como fornecendo água e banheiros aos pacientes.

A acessibilidade também é um aspecto fundamental, afinal, como a equipe vai atender com dignidade um paciente com mobilidade reduzida se o espaço não foi estruturado pensando nele?

Portanto, valorizar a inclusão no espaço físico da clínica ou hospital e ter um ambiente agradável é o primeiro passo para humanização.

Atendimento humanizado em clínicas

Estruturar os processos

A estruturação dos processos também deve ocorrer pensando em como tratar o paciente com mais atenção e qualidade.

Por exemplo, se o paciente precisa repetir as informações pessoais mais de uma vez durante o atendimento já mostra que a equipe não reconhece os problemas e particularidades dele.

Várias etapas desgastantes do atendimento podem ser evitadas com processos bem estruturados, como a repetição de informações para exames, o tempo de espera, a fluidez do encaminhamento, entre outros.

Treinar a equipe

A qualificação da equipe é um dos aspectos centrais no atendimento humanizado em hospitais e clínicas.

Ao lidar com pessoas sensibilizadas, tanto os pacientes quanto familiares, a equipe deve ser capacitada a fornecer informações com clareza, ter paciência e dar atenção necessária ao paciente.

A própria mudança na cultura interna incentiva esse atitude em relação aos pacientes. Não adianta exigir esse comprometimento dos colaboradores e ter práticas gerenciais estressantes, que não respeitam as individualidades dos profissionais ou que tornem a rotina sobrecarregada e desgastante.

Valorizar a experiência do paciente

O atendimento humanizado é, sobretudo, uma forma de valorizar a experiência do paciente durante todo o atendimento, desde a recepção até o tratamento.

Portanto, colocar a satisfação do paciente como o objetivo central de tudo que é desenvolvido na clínica é uma forma de garantir a humanização do atendimento.

Não ser indiferente nas relações

A seriedade dos assuntos abordados na área da saúde não deve ser transmitida como se fosse indiferença.

Para evitar essa percepção é importante que a conversa seja feita “olho no olho”, transmitindo segurança e credibilidade em tudo o que se fala.

O tratamento com cuidado, atenção e paciência também são formas de evitar um atendimento distante e indiferente.

Transmitir com clareza as informações

Uma das principais formas de garantir um atendimento humanizado em hospitais e clínicas é sendo claro e transparente em todas as informações, como explicando com calma os exames, medicamentos e tratamento realizado.

Por exemplo, ao utilizar um serviço de telerradiologia para emissão de laudos de exames, o paciente deve autorizar o envio das informações dele, mas, além disso, é importante que a equipe explique quais os benefícios dessa solução e como ela agrega ao atendimento médico.

Portanto, todo o processo de atendimento é humanizado e centrado na experiência do paciente para que ele estabeleça uma relação de confiança com a equipe e retorne.

Referências:

https://saudebusiness.com/gestao/a-importancia-do-atendimento-humanizado/

https://www.star.med.br/importancia-atendimento-humanizado-na-area-da-saude/#:~:targetText=Quando%20focado%20nas%20reais%20necessidades,de%20sa%C3%BAde%20como%20um%20todo.

https://cmtecnologia.com.br/blog/humanizacao-hospitalar/rel=”nofollow”

https://nutrisoft.com.br/atendimento-humanizado/

https://blog.iclinic.com.br/consultorio-humanizado-paciente-acolhido/

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