Checklist de Saúde para as festas de Final de Ano

 Em Curiosidades, Destaques na Saúde

O Natal e ano novo estão chegando: entenda o que você pode fazer para cuidar da sua saúde no fim de ano

As datas festivas de dezembro já estão chegando, e durante esse período, é essencial prestar atenção na sua saúde no fim de ano, para que você possa aproveitar com a sua família ou amigos da melhor forma.

Geralmente, os encontros sociais dessa época são marcados por descuidos alimentares, que podem ser prejudiciais a sua saúde.

Continue lendo este artigo para conferir dicas que selecionamos e aprenda como evitar problemas de saúde no final do ano.

Checklist para a sua saúde

Confira os principais fatores que merecem sua atenção durante as festas de fim de ano:

Consultar um nutricionista

Nas festas de fim de ano, é comum “extrapolar” na alimentação, e acabar comendo mais do que o comum, ou consumir alimentos prejudiciais à saúde.

É claro que a restrição alimentar nunca é a melhor opção, e você deve sim aproveitar as festividades mantendo o equilíbrio do que você está consumindo.

Uma ótima alternativa é consultar um nutricionista, para que ele analise o seu estado de saúde atual, suas principais demandas e passe uma dieta que te permita aproveitar a culinária da época sem se prejudicar.

Também é uma excelente ideia escolher e preparar os alimentos de forma segura, caso você seja o responsável pela culinária nos encontros sociais de final de ano.

Tomar cuidado ao ingerir bebidas alcoólicas

Uma preocupação constante para a saúde no fim de ano são as bebidas alcoólicas, além de serem extremamente prejudiciais à saúde quando ingeridas em excesso, também são as principais causadoras de acidentes no trânsito em épocas festivas, ameaçando a sua integridade física.

Além disso, um nível alto de álcool no corpo também aumenta a chance de quedas, principalmente para indivíduos de terceira idade.

Por isso, não exagere na quantidade. Beba com moderação para aproveitar as festas, e cuidar da saúde ao mesmo tempo. O equilíbrio é a melhor alternativa.

Atualizar os seus exames

Para já começar o próximo ano bem, faça um checkup de saúde realizando os exames de rotina necessários para verificar se está tudo ok. Como o hemograma completo, exames para verificar os níveis de vitaminas no seu organismo, exames de idade, entre outros.

Assim, caso algum exame apresente um problema, você descobre o quanto antes para já poder dar início ao tratamento e aumentar as chances de cura. O diagnóstico precoce é capaz de salvar muitas vidas e facilitar o tratamento de diversas doenças

Caso esteja planejando uma viagem para aproveitar as festas com sua família em outra cidade ou país, e não tiver tempo para buscar resultados de exames, conte com os serviços de telemedicina. Assim, você pode acessar seus exames de maneira 100% online.

A tecnologia vem facilitando cada vez mais o acesso a serviços de saúde, para que os pacientes tenham mais praticidade ao cuidar de suas demandas. Facilitando ainda mais para que você cuide de sua saúde no fim de ano.

 

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×