Demanda por exames de imagem no fim de ano, feriados e férias: como suprir?

 Em Gestão, Radiologia

Com aumento da demanda por exames de imagem no fim de ano e férias, gestores precisam avaliar práticas que garantam eficiência no atendimento

A demanda por exames de imagem é alta durante todo o ano em clínicas e hospitais, mas pode ser ainda mais crítica no período de fim de ano e férias devido ao aumento de acidentes com fraturas.

Mesmo que haja uma diminuição dos checkups de saúde entre dezembro e fevereiro, o período reúne férias escolares e mais viagens, o que resulta na elevada demanda de urgências com fraturas no período.

Os exames de imagem são os principais aliados no diagnóstico de fraturas ósseas associadas a quedas, acidentes domésticos, acidentes de trânsito e outros.

6 práticas para suprir a demanda por exames de imagem

Considerando o aumento da demanda por exames de imagem no período de fim de ano, feriados e férias, as instituições de saúde devem estar preparadas para tais ocorrências, que coincidem com as férias dos médicos.

Como muitos profissionais de saúde pedem férias e folgas nesse período, a gestão clínica e hospitalar deve considerar a alta demanda por exames de imagem antecipadamente.

1. Agendas organizadas

Uma das principais práticas para evitar falta de profissionais em clínicas e hospitais no fim de ano e período de férias é garantir agendas organizadas para todos.

Os médicos devem ter a agenda atualizada conforme os dias a serem trabalhados no período, mas a agenda da instituição também inclui os plantões de enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e demais membros da equipe, incluindo na recepção e limpeza.

Notifique com antecedência os profissionais de acordo com os plantões, sendo uma boa prática a alternância entre os plantões de Natal e ano novo.

2. Atenção aos contratos de trabalho

Para organização das agendas é importante que os profissionais do setor de recursos humanos consultem os contratos de trabalho, verificando, por exemplo, férias a vencer.

Com isso, é possível planejar com antecedência o número de profissionais disponíveis no período e prevenir o absenteísmo de última hora.

3. Processos ágeis

Com a alta demanda por exames de imagem e equipe reduzida durante as festas, é ainda mais importante que os processos sejam ágeis e estejam atualizados.

Considere que é preciso rever a eficiência das práticas, desde a recepção dos pacientes, atendimento, exames, diagnóstico, tratamento e acompanhamento.

4. Equipe treinada

Caso os gestores identifiquem falhas operacionais prévias, os processos podem ser repassados à equipe antes do período de férias para garantir que o treinamento esteja em dia, especialmente para atender momentos de alta demanda.

5. Telerradiologia

A telerradiologia consiste na emissão de laudos radiológicos a distância e pode ser acionada conforme a demanda da instituição de saúde, razão pela qual ela pode ser particularmente benéfica em período de elevação da demanda e redução da equipe.

Com isso, as demandas urgentes são encaminhadas sem necessidade de equipe de radiologistas de plantão nas férias e nos feriados, bem como se dá continuidade às solicitações rotineiras para que não haja acúmulo de exames para laudar e atrasos.

6. Telecomando

Os exames mais complexos, como tomografia e ressonância magnética também são indispensáveis no período.

Com o telecomando, a agenda de realização dos exames de alta complexidade pode ser mantida mesmo durante as festas e férias, pois o técnico em radiologia realiza os exames a distância.

Portanto, são diversas as práticas gerenciais e operacionais que podem ser adotadas para ajudar com a demanda por exames de imagem no período de festas e que também contribui na rotina hospitalar e clínica em outros períodos.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×