Como é o curso de Radiologia?

 Em Radiologia

Saiba como é o curso de radiologia, a especialidade médica focada na obtenção de imagens internas do corpo para diagnóstico e tratamento de doenças

O curso de radiologia é um dos mais importantes e procurados nos dias de hoje, e é um curso que tem como objetivo formar profissionais preparados para diagnosticar, prevenir e tratar doenças e outras condições de saúde.

A radiologia é uma especialidade importantíssima dentro da medicina, responsável por utilizar radiações para realizar diagnósticos e até o tratamento de doenças. É um grande avanço da tecnologia, que chegou para facilitar a rotina dos profissionais e pacientes.

Graças ao diagnóstico por imagem, hoje é possível avaliar de forma precisa condições clínicas que anteriormente não eram descobertas, ou que precisavam ser investigadas de forma invasiva, com cirurgias exploratórias.

Curso de Radiologia

Ao contrário de outros cursos da área da saúde, o curso de radiologia não forma bacharéis ou licenciados em radiologia. Ao concluir a formação, o estudante obterá certificado de tecnólogo. 

Mas, a formação de tecnólogo não é menos qualificada do que a do bacharel. A diferença é mais pelo caráter mais prático e técnico dos estudos e da atuação profissional. Trata-se de um aprendizado mais prático e menos teórico.

É claro que também existe a teoria a ser estudada, e o curso também conta com disciplinas teóricas, para que os estudantes possam obter o máximo de conhecimento para a execução dos diagnósticos.

O curso garante uma formação mais rápida, com a duração média de apenas 3 anos (seis semestres). Trata-se de uma graduação superior.

As aulas são desenvolvidas em sala, laboratórios ou hospitais próprios. E, além das disciplinas dos semestres, o aluno também precisa cumprir com o estágio curricular supervisionado, uma etapa obrigatória para a formação.

Quais os tipos de conhecimentos atribuídos?

Durante o curso de radiologia, o estudante terá contato com as seguintes disciplinas:

  • Anatomia Humana 
  • Práticas em Radiologia 
  • Física Radiológica
  • Controle de Qualidade e Dosimetria
  • Mamografia e Densitometria Óssea
  • Bioética e Legislação em Radiologia
  • Informática Biomédica
  • Medicina Nuclear
  • Radioterapia

Qual o perfil do profissional de radiologia?

Para atuar como profissional de radiologia, é necessário compreender a preparação, a programação e a operação do sistema de imagens, a preparação do paciente e, muitas vezes, a produção de um relatório descritivo preliminar. 

Para ser um técnico ou tecnólogo em radiologia é necessário que o profissional se identifique com as ciências biológicas. 

Entenda quais são as principais características exigidas para a sua atuação profissional:

  • Capacidade de observação;
  • Capacidade de organização;
  • Bom relacionamento interpessoal e capacidade de trabalhar em equipe;
  • Uma boa comunicação;
  • Facilidade de aprendizado em ciências exatas;
  • Raciocínio rápido;
  • Boa comunicação escrita;
  • Atenção as regras de segurança;
  • Interesse por tecnologias;

Radiologia digital

A radiologia digital é uma tecnologia avançada para o diagnóstico e monitoramento de uma série de doenças e outras condições, incluindo lesões e tumores.

A radiologia convencional obtém os registros a partir de um filme radiográfico, enquanto a versão digital utiliza sensores que enviam as imagens diretamente para o computador, onde são processados e direcionados para análise e interpretação do médico radiologista.

Portanto, mesmo que a radiologia convencional tenha realizado grandes contribuições ao longo de sua história, ela impõe limitações ao diagnóstico. Enquanto a radiologia digital possui equipamentos mais sofisticados, facilitando o diagnóstico.

Como está o mercado da radiologia?

A radiologia se tornou altamente requisitada pelo poder público e pela iniciativa privada nos últimos anos. 

Segundo estudo da empresa de recrutamento on-line Catho, a pandemia fez aumentar a demanda do profissional de Radiologia em mais de 700%.

Afinal, ela permite a obtenção de diagnósticos precisos e rápidos, e trata-se de uma área essencial na detecção precoce de doenças, potencializando o tratamento e recuperação dos pacientes.

O curso de radiologia está disponível em diversas instituições brasileiras para preparar os futuros profissionais da área.

Para acelerar ainda mais os diagnósticos, a telerradiologia surgiu como uma especialidade da telemedicina que consiste na elaboração remota de laudos de exames de imagem por radiologistas especialistas.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×