Dia Mundial da Saúde Mental: avanços tecnológicos no tratamento

 Em Destaques na Saúde

Dia Mundial da Saúde Mental: conheça tecnologias valiosas e acessíveis no tratamento e obtenha melhor qualidade de vida graças aos avanços tecnológicos

 

O Dia Mundial da Saúde Mental é comemorado em 10 de outubro, data escolhida pela Federação Mundial de Saúde Mental, em 1992. Desde então, campanhas governamentais têm se voltado para a conscientização, debate e extinção dos tabus relacionados às tais condições. 

 

Em contribuição, este artigo abordará sobre como a tecnologia dá assistência ao tratamento dos pacientes, e o melhor: todos eles são de fácil acesso. Continue por aqui para saber quais são!

Os principais avanços tecnológicos para saúde mental 

Infelizmente, a tecnologia pode influenciar negativamente na saúde mental das pessoas, principalmente devido às redes sociais e os sentimentos prejudiciais vindos com ela, como a comparação e baixa autoestima, por exemplo. 

Porém, quando bem utilizada, ela é uma ferramenta que auxilia no tratamento de questões emocionais e psicológicas. A saúde, bem como quaisquer aspectos, pode ser beneficiada com o avanço tecnológico, e sobre isso, veremos como logo abaixo:

Aplicativos

Existem diversos aplicativos, sendo os mais comuns, os de redes sociais como o Instagram e o Facebook, ou os de música, como o Spotify e o YouTube. Mas, para quem sofre com problemas de saúde mental, focar horas do dia apenas neles não é o ideal. 

Atualmente, há aplicativos que ajudam no controle emocional e são verdadeiros aliados na diminuição dos sintomas de depressão e ansiedade, por exemplo. 

Nesses casos, os mais indicados são apps de: 

  • controle de respiração;
  • meditação guiada;
  • exercício de atenção plena;
  • recursos de gerenciamento de sintomas;
  • diário de emoções; 
  • chatbot com técnicas de terapia cognitivo-comportamental; 
  • áudios de relaxamento;
  • atividades e jogos para melhorar o bem-estar.  

Podcasts

Os podcasts estão em alta, e assim como os aplicativos, existe um para cada função, ou melhor, existem vários para cada temática. No Dia Mundial da Saúde Mental, é válido conhecer alguns bem interessantes sobre tal assunto. 

Confira o nome e a descrição, segundo as próprios canais, de 4 podcast que podem te ajudar na busca pelo autoconhecimento, controle e equilíbrio da mente: 

  • Zencast: “Zencast é o podcast do Zenklub, maior plataforma de cuidado emocional do Brasil que oferece serviços e conteúdos de saúde emocional, bem-estar e desenvolvimento pessoal.”
  • SAC de Saúde Mental: “Aqui no SAC de Saúde Mental, as psicólogas Lizandra Brandani e Bianca Dalmaso falam, com bom humor, dos temas de saúde mental que você sempre quis saber, mas não tinha pra quem perguntar.”
  • Esquiofrenoias: “Amanda Ramalho busca acolher e tratar de maneira leve, natural e sem tabus temas relacionados à saúde mental.”
  • Autoconsciente: “Este é um podcast que entende você, para você entender melhor sua mente e emoções. Para ter uma relação mais leve consigo mesmo, baixando o tom da autocobrança e da autocrítica que ecoam na cabeça.”

Para ouvir, pesquise pelo nome dos podcasts e encontre-os disponíveis nas plataformas às quais você tem acesso. 

Telemedicina

Por último, mas o principal conselho, é a telemedicina no tratamento da saúde mental. Afinal, a terapia é o passo mais importante tanto para o diagnóstico de um possível transtorno, como para o tratamento deles. 

Nesses casos, o aconselhamento médico é indispensável, mas as consultas à distância têm ainda mais vantagens quando se trata de problemas emocionais que envolvem o social. 

Isso porque, pessoas com ansiedade, depressão, esquizofrenia, síndrome do pânico, entre outras, têm problemas para: sair de casa, tratar com pessoas, socialização com muitas pessoas, etc. 

Para eles, a telemedicina sana todas essas dificuldades, fazendo-os se sentirem muito mais confortáveis, e consequentemente, tendo mais sucesso no tratamento.

Então, neste Dia Mundial da Saúde Mental, desejamos que estas dicas sejam úteis, e que por meio delas, encontre um caminho para o equilíbrio emocional.  Sabia que não está sozinho nessa caminhada e estamos aqui para ajudá-lo.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×