Saiba quais são e a importância do uso dos EPIs da radiologia

 Em Gestão, Radiologia

EPIs da radiologia reduzem exposição dos profissionais à radiação dos equipamentos e precisam ser usados até mesmo por pacientes

A radiação ionizante usada nos equipamentos radiológicos é útil para investigações médicas, ao mesmo tempo em que consiste em um risco no caso de exposição recorrente, tornando os EPIs da radiologia essenciais à preservação da saúde dos técnicos e médicos.

Os equipamentos de proteção individual (EPI) são usados em todos os segmentos que oferecem algum tipo de risco à saúde do profissional.

Na área radiológica, o principal objetivo dos EPIs é reduzir a exposição à radiação.

Qual a importância dos EPIs na saúde?

Os EPIs na saúde incluem avental, luvas, máscaras, toucas e outros que reduzem o contato dos profissionais com agentes epidemiológicos, como vírus, bactérias, fungos e outros micro-organismos patológicos.

Na área radiológica, os EPIs são particularmente importantes para evitar patologias relacionadas à exposição prolongada à radiação ionizante utilizada nos equipamentos, como raios-x, mamógrafo e outros.

São diversas as complicações de saúde devido à exposição à radiação, como: infertilidade, chances aumentadas de câncer, catarata, eritema, alterações na tireoide e outras.

Assim, os EPIs da radiologia são importantes para prevenir uma série de patologias associadas à natureza da função, ainda que a sala do exame tenha paredes de chumbo e concreto que reduzem o alcance da radiação.

Mesmo com o uso de equipamentos de radiologia digital, que apresentam menor exposição à radiação, os EPIs são indispensáveis.

Quais os principais EPIs da radiologia?

Os EPIs da radiologia devem ser fornecidos pela instituição de saúde e devem ser usados pelo técnico em radiologia, mas também pacientes, acompanhantes, enfermeiros e médicos. 

Protetores de tireóide

A tireoide é uma glândula particularmente volátil à exposição com radiação ionizante, de forma que o protetor de tireóide é um dos itens indispensáveis à segurança do técnico.

Esse EPI assemelha-se a um colar utilizado durante os exames para proteção da região.

Aventais de chumbo

Entre os principais EPIs da radiologia está o avental de chumbo ou plumbíferos.

O uso do avental de chumbo viabiliza a proteção de toda a região torácica e abdominal do técnico, evitando que a radiação atinja órgãos essenciais como pulmão, coração e estômago.

O avental de chumbo é um EPI pesado, com cerca de 5Kg, devendo o tamanho e formato ser adequado à estrutura física do técnico.

Óculos plumbíferos

Como visto, a exposição demasiada à radiação ionizante pode causar prejuízos aos olhos, como com o desenvolvimento precoce de catarata.

Assim, os óculos plumbíferos estão entre os EPIs que devem ser usados a fim de evitar danos à estrutura ocular.

Para tal, utiliza-se uma mistura de vidro e chumbo para que o equipamento tenha visibilidade e limite a penetração da radiação. 

Protetor de gônadas

A exposição à radiação também está associada ao aumento dos casos de infertilidade.

Para evitar o comprometimento das células e órgãos reprodutivos de homens e mulheres, a indicação é que seja feito o uso do protetor de gônadas, também desenvolvido em chumbo.

Além do uso dos EPIs da radiologia, a jornada do técnico em radiologia não deve exceder as 24 horas semanais. São exigidos exames de saúde periódicos devido o risco da profissão e também devem ser realizados treinamentos regularmente para melhor uso dos equipamentos de proteção individual. 

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×