10 maneiras para melhorar a experiência do paciente

 Em Gestão

A experiência do paciente torna-se variável central na reputação de clínicas e hospitais e precisa ser otimizada por meio de boas-práticas

No setor médico, tornou-se prioridade para os pacientes que haja um atendimento humanizado e individualizado, o que precisa ser ponderado por gestores de clínicas e hospitais.  Mais do que nunca, a boa experiência do paciente é indispensável.

Como a reputação online influencia o desempenho de clínicas?

A tecnologia – especialmente a internet – transformou profundamente a forma como as pessoas selecionam e se relacionam com as instituições.

Atualmente é possível fazer uma rápida busca online antes de definir por um hospital ou outro; agendar uma consulta com esse ou aquele médico.

Com a praticidade da pesquisa, os gestores de clínicas e hospitais precisam considerar a reputação online de suas clínicas ou hospitais.

No Google, por exemplo, ao digitar o nome da instituição, o usuário já tem acesso a diversas informações, como endereço, contato, horário de atendimento – e movimentação, site, serviços e avaliações.

As avaliações, que vão de 0 a 5, podem incluir comentários de outros usuários e fotos.

Com isso, uma experiência negativa do paciente pode ser postada e, além de diminuir a avaliação geral da instituição, afastar outros possíveis pacientes que se preocupam com qualidade do atendimento, tempo de espera, disponibilidade de serviços, etc.

10 práticas para melhorar a experiência do paciente

Considerando a velocidade de difusão da informação na internet, gestores de clínicas e hospitais precisam estar atentos para evitar o comprometimento da reputação da instituição.

Diferentes práticas voltadas à melhora da experiência do paciente contribuem nesse sentido, como:

  1. gerenciar o perfil da empresa no Google, incluindo todas as informações solicitadas para tornar o resultado mais completo e útil aos pacientes. Essa solicitação pode ser feita no íconeÉ proprietário desta empresa?”;
  2. acompanhar os comentários e avaliações postados visando obter ideias de melhorias dos serviços, atendimento e experiência do paciente;
  3. monitorar o campo “perguntas e respostas” para manter o engajamento dos usuários e posicionar-se como uma instituição mais prestativa;
  4. ter uma política clara de relacionamento com o paciente, que deverá ser seguida tanto em interações online como presencialmente;
  5. investir em boas-práticas de atendimento e recepção dos pacientes na clínica ou hospital, garantindo processos mais ágeis, eficientes e, principalmente, satisfatórios;
  6. treinar a equipe com base nos valores promovidos na instituição e dar foco à humanização do atendimento em saúde;
  7. elevar a qualidade da recepção para garantir boa experiência e melhora do fluxo dos pacientes;
  8. buscar constantemente a melhora dos serviços e atendimentos prestados a partir de avaliações e sugestões de pacientes e colaboradores;
  9. garantir a eficiência dos processos, cumprindo os protocolos da saúde com zelo, mas sem perder a atenção à experiência do paciente;
  10. Investir em novas tecnologias e serviços que garantam a melhora da experiência na clínica ou hospital, como o telecomando e a telerradiologia para otimizar as demandas da área radiológica.

Com a incorporação dessas práticas, clínicas e hospitais ficam mais alinhados às expectativas do paciente na constituição de um relacionamento duradouro com a instituição.

Considerar que essas transformações são contínuas é indispensável para melhorar a experiência do paciente.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×