O que é Radiologia?

 Em Radiologia

A radiologia é a especialidade médica que utiliza radiações para realizar diagnósticos e até mesmo o tratamento de algumas doenças

Graças às técnicas de diagnóstico por imagem, atualmente é possível avaliar precisamente condições clínicas que antes não eram descobertas, ou que precisavam ser investigadas de maneira invasiva. Por isso, acompanhe a leitura para entender o que é radiologia e como ela auxilia a medicina.

Hoje, a radiologia é uma especialidade crucial para o diagnóstico e tratamento de doenças, e que muitos ainda não compreendem. Trata-se de uma especialidade bastante ampla, podendo ser utilizada em diversas situações.

Ela envolve o uso de técnicas de imagem como raios-X, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, oferecendo insights valiosos  e precisos para médicos e especialistas.

O que é radiologia e como funciona?

A radiologia se concentra na obtenção de imagens do interior do corpo, de forma não invasiva, para diagnóstico e tratamento de doenças.

Como explicado acima, ela utiliza diversas técnicas de imagem, como raios-X, ultrassonografia, ressonância magnética (MRI) e tomografia computadorizada (CT).

Sendo que cada uma dessas técnicas possui suas particularidades e aplicações específicas, indicadas para diferentes tipos de casos clínicos.

Os radiologistas são responsáveis por interpretar as imagens obtidas, trabalhando em colaboração com outros médicos, fornecendo informações essenciais para o diagnóstico preciso e o planejamento do tratamento.

Origem da radiologia

O responsável pela descoberta de explorar as imagens formadas pela radiação foi o físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen, que batizou a técnica “raio X” no final do século 19.

Com o passar do tempo, a radiologia expandiu suas possibilidades para diagnóstico e tratamento com técnicas ainda mais avançadas, como a tomografia computadorizada e a mamografia, por exemplo.

Atualmente, ela permite diagnosticar e dimensionar fraturas de ossos, lesões musculares, tumores, doenças neurológicas, entre outras possibilidades. E tudo isso de uma forma não invasiva, ao contrário dos métodos mais antigos.

Quais as áreas da radiologia?

Para entender o que é radiologia, é essencial ter em mente que trata-se de uma especialidade bastante ampla, que desempenha um papel fundamental em quase todas as áreas da medicina. Conheça então algumas das áreas da radiologia:

  • Oncologia: no campo da oncologia, a radiologia é essencial para a detecção, caracterização e acompanhamento de tumores;
  • Cardiologia: em cardiologia, a radiologia intervencionista permite procedimentos como a angioplastia, melhorando os resultados do tratamento de doenças cardíacas;
  • Ortopedia: as técnicas de imagem são essenciais para o diagnóstico de fraturas e condições musculoesqueléticas;
  • Ultrassonografia: a radiologia é bastante utilizada em obstetrícia para monitorar o desenvolvimento fetal e detectar possíveis complicações na gravidez;
  • Neurologia: a radiologia neurológica fornece informações cruciais sobre doenças cerebrais e da coluna vertebral;

Abordagem na Telerradiologia

A telerradiologia, ao contrário do que pensam, não é uma área totalmente atual. 

Ela deu seus primeiros passos em 1973, quando o médico norte-americano Kenneth T.Bird desenvolveu um sistema de televisão interativo que interligava um hospital a um aeroporto.

Porém, os laudos à distância passaram a ser utilizados apenas a partir de 1980. Vale lembrar que naquela época, a tecnologia não era tão avançada quanto hoje em dia.

Nessa época, a radiologia era enviada por correio para algum profissional da área, para avaliá-la e interpretá-la, assim ele poderia mandar o seu relatório em áudio em uma fita cassete de volta para o médico.

Atualmente, a tecnologia permite que os especialistas da área utilizem essa especialidade de uma forma muito mais ampla e dinâmica.

No geral, a telerradiologia avançou ainda mais os passos que a radiologia já havia conquistado, representando um progresso significativo nas tratativas médicas.

E agora que já deu para ter um bom entendimento sobre o que é radiologia e telerradiologia, também é interessante conhecer mais sobre a telemedicina, que utiliza muito a radiologia e tem revolucionado bastante o alcance da medicina.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×