Os novos cuidados médicos no Período de Gestação

 Em Curiosidades, Destaques na Saúde

É fundamental tomar todos os cuidados na gestação, necessários para garantir a saúde tanto da mãe quanto do bebê. Saiba mais!

A gestação é um período que exige uma atenção específica para garantir o bem-estar da mãe e do bebê. Pensando nisso, vamos abordar quais são, hoje, os principais cuidados na gestação para que todo o processo ocorra da melhor forma possível.

Desde a escolha de um médico de confiança até a utilização de tecnologias avançadas, é essencial estar informado sobre as melhores práticas e procedimentos médicos durante esse período tão especial. 

Confira neste artigo quais são os cuidados médicos essenciais durante a gravidez, os exames de imagem indispensáveis e a importância da avaliação clínica regular. Boa leitura!

Principais cuidados médicos na gestação

Com o passar do tempo, estão surgindo cada vez mais tecnologias e métodos para auxiliar na gestação, tornando a jornada mais segura para a mãe e para o bebê. 

É fundamental estar bem informado para tomar todos os cuidados necessários no período de gestação, para verificar a saúde do bebê. Confira quais são os principais:

Exames de imagem

O pré-natal é uma etapa fundamental na gestação. A realização de exames de imagem auxilia no acompanhamento do desenvolvimento do bebê, e na identificação de possíveis complicações.

São diferentes tipos de ultrassonografias que serão realizadas durante os 9 meses de gestação.

  • Ultrassonografia transvaginal: é importante entre a 5ª e a 8ª semana de gestação. Como no início da gravidez o útero ainda está bem pequeno, não é possível obter uma boa imagem através do ultrassom abdominal obstétrico.
  • Ultrassonografia de translucência nucal: através desse exame é possível investigar o tamanho e a quantidade do fluido que fica entre a pele e a gordura da nuca do bebê. Dados importantes para detectar o risco de doenças genéticas e malformações. O exame é realizado entre a 11ª até a 13ª semana de gestação.
  • Ultrassonografia morfológica: identifica possíveis malformações, e também descobre o sexo do bebê. Além disso, o exame analisa os órgãos, o tamanho do bebê e seus batimentos cardíacos. É feito entre a 20ª e 22ª semana de gestação.
  • Ultrassonografia do terceiro trimestre: o ultrassom do terceiro trimestre é importante para avaliar o desenvolvimento geral do bebê, e a maturidade da placenta e nível de líquido amniótico.

Avaliações clínicas

Assim que a paciente estiver com o resultado positivo em mãos, já é o momento de agendar a primeira consulta clínica. 

Geralmente, o acompanhamento médico é realizado mensalmente até a 28ª semana de gestação. Após esse período, o ideal é que as consultas sejam realizadas quinzenalmente, até a 36ª semana. E semanalmente a partir da 37ª semana.

O Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN) do Ministério da Saúde recomenda a realização de pelo menos 6 consultas no período de gestação. Uma no primeiro trimestre, duas no segundo trimestre, e três no terceiro trimestre.

Lembrando que, essa quantidade mínima é indicada nos casos em que a gravidez possui baixo risco. Cada gestante deve ser avaliada individualmente para que o melhor plano de acompanhamento seja definido ao seu caso.

Telemedicina

A telemedicina é uma das subáreas da telessaúde, e refere-se à assistência médica a distância. Ela tem revolucionado o atendimento e, junto às novas tecnologias, está se tornando cada vez mais importante para uma gestação segura.

É ideal para gestantes que possuem dificuldade de acessar os serviços de saúde. Os sistemas de saúde on-line estão prontos para atender as demandas das pacientes em regiões mais afastadas, e oferecer uma assistência médica de saúde.

Portanto, a telemedicina, em diversos casos, faz parte dos principais cuidados na gestação, garantindo a saúde do bebê, um acompanhamento regular e atenção especializada.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×