Saiba como a Radiologia Digital funciona

 Em Curiosidades, Radiologia

Entenda o que é a radiologia digital, como funciona, quais são seus benefícios para a medicina, e como surgiu

A radiologia digital surgiu como uma ferramenta essencial para a medicina, uma evolução significativa na área.

Mas, ela não é exatamente nova. No final da década de 70 foi descrita a primeira angiografia de subtração digital experimental. Já em 1980, ocorreu a introdução do primeiro sistema de imagem digital em radiologia para uso clínico.

E, desde seu surgimento, sua utilização vem aumentando cada vez mais, sendo considerado um componente essencial da área atualmente. Acompanhe a leitura para entender melhor do que se trata esse conceito, e como funciona.

Como a radiologia digital funciona?

A radiologia digital é a tecnologia utilizada na investigação e monitoramento de tecidos, órgãos e músculos através do registro de imagens por sensores, e em seguida, as envia para um computador.

Logo, é realizado o processamento para a análise do radiologista. Trata-se de um grande avanço para a área da medicina, já que facilita o diagnóstico dos profissionais, proporcionando imagens de qualidade com precisão e eficácia.

Entenda como ela funciona na prática:

  • A radiação é gerada por um tubo padrão e o detector é exposto a ela;
  • A energia absorvida é transformada em carga que, após passar pelo registro, digitaliza e quantifica a informação em escala de cinza;
  • Logo, os dados são processados pelo computador, graças ao software que transforma os dados em imagem;
  • Por fim, as imagens são salvas com os respectivos dados do paciente, podendo até ser impressa caso necessário;

Principais vantagens da radiologia digital

Confira as principais vantagens da radiologia digital:

  • Agilidade na emissão de laudos, já que o processamento da imagem digital é muito mais veloz comparado ao processo analógico, por não depender da revelação de filmes radiológicos;
  • Maior qualidade da imagem, já que as imagens obtidas digitalmente possuem uma qualidade superior ao método convencional, e permitem uma melhor visualização para o radiologista;
  • Menor exposição do paciente à radiação. Na radiologia digital, as imagens são obtidas com níveis mais baixos de exposição à radiação comparados ao método analógico, deixando o procedimento mais seguro;
  • Armazenamento digital. Sem os papéis e filmes para guardar os exames impressos, torna-se vantajoso guardar esses arquivos em softwares na nuvem que ficam disponíveis para acesso do médico radiologista a qualquer hora e lugar.
  • Processo ecologicamente correto. Trata-se de uma tecnologia que não precisa de filmes radiológicos para formar imagens, afinal, o processo é totalmente digital. É um método que dispensa produtos químicos e substâncias tóxicas na sua revelação.

Qual a diferença de radiologia digital e telerradiologia?

A telerradiologia funciona a partir da união da plataforma de telemedicina com o serviço e equipamento de radiologia digital.

É uma prática da medicina a distância, que torna possível que o paciente realize um exame radiológico à distância.

Os técnicos responsáveis não precisam estar presentes no local, mas conseguem acompanhar e operar as atividades por meio de um robô, sensores, câmeras e um sistema de áudio.

Dessa forma, o técnico a distância se comunica com o paciente e um auxiliar técnico local, que recebem as informações para orientação.

A telerradiologia é um grande avanço da medicina, que foi capaz de juntar as melhores tecnologias da área para tornar mais fácil o acesso dos pacientes aos serviços de saúde, e ajudar os profissionais a lidar com a demanda.

Portanto, ela utiliza a radiologia digital, mas é uma tecnologia mais completa. Para saber mais sobre a telerradiologia, confira agora o nosso conteúdo completo e explicativo a respeito do tema.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×