4 serviços indispensáveis para quem vai abrir uma clínica ou hospital

 Em Gestão

Para abrir uma clínica ou hospital, gestores devem avaliar diversas questões, além de  quais serão os serviços disponibilizados aos pacientes

Para muitos médicos, abrir uma clínica ou hospital é mais do que uma forma de ter retorno financeiro com os anos dedicados à profissão, mas também a oportunidade de uma instituição de saúde que reflita seus valores, visões e princípios ao lidar com a Medicina.

Apesar desse anseio, é essencial que haja um planejamento adequado antes de abrir uma clínica ou hospital que garanta o sucesso do investimento e também a consolidação da instituição.

Quais os desafios de abrir uma clínica ou hospital?

Para fazer a abertura de uma clínica ou hospital próprio o profissional terá que lidar com diversos dilemas e desafios, incluindo:

  • regime tributário adotado, o que é determinante para questões financeiras e fiscais da instituição;
  • questões burocráticas, com destaque ao registro da clínica ou hospital, incluindo a divisão societária e classificação no CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas);
  • planejamento da infraestrutura, uma vez que instituições de saúde devem ter um espaço adequado para mobilidade dos pacientes, bem como necessidade de salas especiais, como no caso da radiologia;
  • capital inicial para abertura da clínica considerando diversas variáveis financeiras, como licenças, registros, tributos, contratação de equipe, infraestrutura predial, equipamentos, serviços e outros;
  • mapeamento do público-alvo e definição dos serviços a serem disponibilizados na clínica para garantir uma atuação mais efetiva.

Portanto, é importante que o médico que esteja avaliando abrir uma clínica ou hospital próprio considere não apenas questões de saúde, mas esteja familiarizado e tenha auxílio especializado para lidar com essas questões de natureza financeira, jurídica e administrativa, atuando também como gestor.

Quais serviços ter na clínica ou hospital?

Apesar das diversas questões que surgem ao abrir uma clínica ou hospital, definir precisamente os serviços que serão contemplados é uma etapa essencial e nem sempre simples para os gestores.

1. Telemedicina

Telemedicina é essencial para quem vai abrir clínica ou hospital

Atualmente, a telemedicina é um serviço indispensável em clínicas e hospitais, pois há um aumento da procura dos pacientes por essa modalidade de atendimento.

O crescimento da telemedicina se deve à maior praticidade da opção ao eliminar a necessidade de deslocamentos, especialmente para quem realiza acompanhamento contínuo, como no caso de pacientes crônicos.

Assim, ter uma infraestrutura interna que viabilize serviços de telemedicina é fundamental para quem está abrindo uma clínica ou hospital.

Garantir uma sala bem iluminada, com pouco ruído e boa conexão com a internet são passos fundamentais.

2. Radiologia

Os exames radiológicos como raios-x, mamografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e outros são fundamentais no diagnóstico e monitoramento de diversas doenças.

Dessa forma, contar com um departamento de radiologia que ofereça esses serviços é um passo importante para garantir um serviço de saúde mais completo e maior conforto ao paciente que pode ter as diversas etapas de atendimento no mesmo local.

Nesse sentido, alguns serviços podem contribuir na operacionalidade do setor radiológico de clínicas e hospitais:

  • telerradiologia: consiste na emissão de laudos radiológicos a distância que pode atender complementarmente à equipe interna, seja exames de rotina ou de urgência;
  • telecomando: trata-se de um serviço no qual os exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética são realizados por um especialista remoto, enquanto paciente e enfermeiro estão na unidade seguindo as orientações dadas pelo profissional.

Ambos os serviços são vantajosos por permitir o acesso da clínica a profissionais especializados, contribuir na gestão dos profissionais e viabilizar a ampliação dos exames disponibilizados.

3. Coleta de exames

Os exames laboratoriais, como de sangue e urina, mas não apenas, são fundamentais em consultas de rotina, investigações clínicas, suporte diagnóstico e monitoramento de pacientes.

Dessa forma, é importante que ao abrir uma clínica ou hospital, os gestores avaliem contar com um espaço para a coleta desses exames, ainda que a análise seja terceirizada para um laboratório.

Essa opção garante que os pacientes tenham mais conforto ao encaminhar o cuidado com a saúde para além da própria consulta médica, o que ajuda na seleção da clínica ou hospital e na experiência.

4. Enfermagem

Os serviços de enfermagem são indispensáveis nas clínicas e hospitais, pois incluem diversas práticas fundamentais que vão da triagem ao pós-atendimento.

É o time de enfermagem que é responsável por, por exemplo, fazer a triagem com questionamento do paciente e aferir sinais vitais, conduzir procedimentos simples, como eletrocardiograma, fazer e trocar curativos, ministrar medicação, entre outras funções.

Portanto, ao abrir uma clínica ou hospital, os gestores devem considerar os serviços a serem incorporados de acordo com as tendências manifestas pelo público, bem como estruturando uma experiência de atendimento que seja mais completa e satisfatória.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×