9 tecnologias para clínicas e hospitais que todo gestor deve conhecer

 Em Gestão

Principais tecnologias para clínicas e hospitais facilitam práticas diárias e beneficiam pacientes, profissionais de saúde e gestores

A busca constante por tecnologias para clínicas e hospitais é uma das funções dos gestores em saúde que devem, não apenas conhecer essas soluções, como avaliar como elas podem ser implementadas para trazer resultados efetivos à instituição.

A modernização em clínicas e hospitais por meio das novas tecnologias é fundamental para aumentar a capacidade de atendimento ao mesmo tempo em que reduz custos.

O objetivo das tecnologias para clínicas e hospitais, por fim, é gerar benefícios para pacientes, profissionais da saúde e para a equipe de operação.

9 tecnologias para clínicas e hospitais

Muitas das novas tecnologias aplicadas à saúde promovem maior eficiência e qualidade operacional às instituições, simplificando processos e facilitando práticas importantes à manutenção dos atendimentos.

Dessa forma, é importante que os gestores conheçam os potenciais usos das tecnologias para clínicas e hospitais e como elas podem beneficiar o dia a dia das instituições.

1. Prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico é uma tecnologia que reduz a dependência do papel, uma vez que todas as atualizações do quadro do paciente, exames, laudos etc. são inseridas na ferramenta digital.

Como consequência, o prontuário pode ser acessado instantaneamente pelos profissionais responsáveis e ser atualizado em tempo real, garantindo mais dinamismo e agilidade no atendimento.

Como vantagem, a opção também apresenta graus elevados de segurança da informação.

Para colocar o prontuário eletrônico em vigor nas clínicas e hospitais, além do sistema em si, a gestão precisa investir em dispositivos móveis compatíveis, como celulares e tablets.

2. Sistema de gestão integrado 

O sistema de gestão integrado em saúde é uma tecnologia para clínicas e hospitais que centraliza todas as operações dos diferentes departamentos.

As soluções com foco na saúde incluem, por exemplo, integração entre financeiro e operacional, controle de estoque e insumos, monitoramento de leitos, agenda dos profissionais, turnos e plantões dos colaboradores etc.

Dessa forma, por meio de uma única interface é possível acompanhar todas as operações da clínica ou hospital, garantindo mais eficiência e melhores processos para tomar decisões.

3. Computação em nuvem

computação na nuvem é uma das tecnologias para clínicas e hospitais

A computação em nuvem consiste em uma tecnologia para operações de sistemas como serviço, como o aluguel de aplicações usadas na clínica, e também para armazenamento de dados.

Nessa tecnologia, as informações ficam alocadas em um servidor externo e a clínica ou hospital adquire mais mobilidade, capacidade de armazenamento e escalabilidade das operações.

4. Automação

A automação de processos consiste no uso de sistemas inteligentes para realização de algumas ações mecânicas sem a necessidade da interferência de uma pessoa.

Um exemplo é a automação do agendamento das consultas e exames por meio de aplicativo próprio da clínica ou hospital.

Por meio da solução, os pacientes conseguem acessar a agenda do profissional e, de forma autônoma, agendar, cancelar ou remarcar atendimentos.

Outra opção é para a confirmação de consultas e exames ou lembretes no dia. Nesses casos, a comunicação automatizada pode ser feita por e-mail ou SMS, por exemplo.

5. Inteligência artificial

Para muitos gestores em saúde, a inteligência artificial (IA) parece uma realidade ainda distante do dia a dia das clínicas e hospitais, mas ela está cada vez mais integrada às soluções em saúde.

Um exemplo é o uso da inteligência artificial na triagem dos exames radiológicos para priorizar os mais urgentes de acordo com a gravidade do caso.

A tecnologia também pode ser usada para facilitar a emissão do laudo radiológico, disponibilizando as informações quantitativas ao médico radiologista.

6. Robótica

A robótica também já faz parte da realidade em clínicas e hospitais e pode ser usada para facilitar as tarefas diárias.

A solução tem sido empregada, por exemplo, pelo Hospital das Clínicas, em São Paulo, para separação e manipulação de lixo e materiais contaminados.

Portanto, as aplicações da robótica não se limitam apenas para cirurgias mais modernas como é mais frequentemente lembrado.

7. Telemedicina

A maior parte dos gestores em saúde já conhecem as aplicações da telemedicina, principalmente com a regulamentação da área no País a parte da Resolução CFM 2.314/2022.

Uma das muitas possibilidades é a teleconsulta, garantindo que os pacientes possam ter acesso às consultas médicas com mais facilidade.

Esse tipo de tecnologia para clínicas e hospitais facilita a rotina da instituição, amplia os serviços disponibilizados aos pacientes e aumenta a flexibilidade de atuação dos médicos.

8. Telerradiologia

A telerradiologia consiste na terceirização da emissão dos laudos radiológicos da clínica ou hospital.

Com o serviço, o exame realizado localmente é enviado por meio da internet à prestadora de telerradiologia parceira.

São transmitidas as informações centrais do caso, como hipóteses diagnósticas e dados do paciente, para emissão do laudo pelo especialista.

Como vantagem, instituições de saúde que enfrentam falta de pessoal podem ampliar os serviços e também contar com médico especialista para demandas específicas.

9. Telecomando

O telecomando consiste em uma solução na qual um técnico especializado realiza exames radiológicos de alta complexidade a distância, como tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Por meio de um sistema de sensores, áudio e câmeras, o profissional orienta enfermeiro local e paciente e realiza o exame.

Essa prática é particularmente benéfica para instituições de saúde que, devido à falta de mão de obra, mantêm equipamentos radiológicos ociosos.

A implementação das tecnologias para clínicas e hospitais pode ocorrer de forma progressiva, conforme os gestores avaliam as oportunidades de cada solução à realidade da instituição.

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