Quais os benefícios da terceirização para a sua clínica radiológica?

 Em Radiologia

Uma clínica radiológica pode se beneficiar da prática de terceirização de serviços médicos. Conheça as vantagens e como se planejar para essa opção

A operacionalização da clínica radiológica passa por diversos desafios gerenciais, sendo que alguns deles podem ser resolvidos com a adoção da terceirização de serviços.

A terceirização na clínica entrega benefícios aos gestores, pacientes e mesmo profissionais da saúde.

4 benefícios da terceirização na clínica radiológica

A terceirização na saúde pode ocorrer em diferentes níveis de acordo com a legislação médica e trabalhista, incluindo desde práticas de manutenção do espaço até mesmo de serviços médicos, como na emissão dos laudos radiológicos.

Essa ampla gama de possibilidades faz com que a terceirização possa ser bastante vantajosa, desde que corretamente planejada e estruturada na instituição. Conheça os principais benefícios que podem ser esperados, a seguir.

1. Acesso a especialistas

Com a possibilidade de terceirizar alguns serviços médicos, como a emissão dos laudos radiológicos por meio da telerradiologia, um dos principais benefícios dessa prática é o acesso à mão de obra especializada.

No caso dos profissionais de saúde altamente qualificados, como médicos radiologistas, é comum que haja uma concentração em regiões urbanas e metropolitanas.

Com isso, muitas regiões com menor infraestrutura, como áreas rurais, apresentam déficit de profissionais para atender a demanda local.

Por meio da terceirização, a clínica radiológica localizada nesses locais pode contratar mão de obra especializada a distância, garantindo a disponibilidade de serviços médicos como os que são encontrados nos grandes centros urbanos.

2. Otimização do tempo

Gestores da operacionalização de clínicas radiológicas com menor demanda contam com profissionais especializados apenas alguns dias na semana ou com intervalos até maiores, atrasando as entregas de laudos e comprometendo a agilidade do atendimento ao paciente.

A terceirização ajuda na otimização do tempo, uma vez que há profissionais disponíveis diariamente, inclusive com a cobertura de plantões no período noturno, finais de semana e feriados.

Dessa forma, a clínica radiológica que contava apenas com serviço de forma espaçada poderá agilizar sua operação e ter mais eficiência.

3. Gestão operacional

Entenda os benefícios da terceirização para clínica radiológica

Um desafio das instituições de saúde é a gestão das operações considerando plantões, feriados, finais de semana e férias da equipe do departamento radiológico.

Devido esse aspecto crítico, é comum que a clínica radiológica atue com sobrecarga dos profissionais, atritos por conta da gestão de folgas e plantões e consequente ineficiência no atendimento às demandas diárias, principalmente as que não são urgentes.

Na saúde, a terceirização pode contribuir no nível de satisfação e motivação das equipes internas, que atuam de forma conjunta com a equipe externa.

Com ela, parte dessas demandas é repassada ao serviço parceiro, evitando o acúmulo de trabalho quando há profissionais de férias e permitindo um rodízio mais satisfatório de plantões e folgas.

4. Redução de custos

Muitas clínicas radiológicas, especialmente as de pequeno porte, têm dificuldade na manutenção de profissionais altamente especializados devido à baixa demanda somada aos elevados custos dessa mão de obra.

Os profissionais também são desmotivados à especialização, visto que as demandas não preenchem toda sua carga de trabalho e a qualificação mais generalista costuma ter uma demanda maior.

Os interesses dessas duas partes são atendidos através das vantagens da terceirização. Assim, as empresas concentram demandas especializadas, tendo maior espaço para especialistas.

Como resultado, as clínicas conseguem ter acesso aos serviços especializados com menores custos.

Como planejar a terceirização na saúde?

O investimento na terceirização na saúde, portanto, é justificado, mas é importante que haja um planejamento adequado dessa escolha.

  • mapeamento do cenário: deve-se conhecer quais processos da clínica radiológica estão comprometidos devido a falta de mão de obra, analisando como a terceirização pode atender as demandas existentes;
  • estudos de viabilidade: deve-se avaliar a viabilidade da terceirização dos serviços médicos considerando custos envolvidos, necessidade de novos investimentos e resultados almejados;
  • adequação dos processos: para que as operações das equipes internas e externas sejam fluidas deve-se investir na análise dos fluxos de trabalho e rearranjos para maior eficiência;
  • qualificação das equipes: times internos e externos devem ser treinados para operar os sistemas e equipamentos envolvidos no trabalho terceirizado para garantir atendimento aos protocolos e políticas da clínica radiológica;
  • métricas de monitoramento: a avaliação dos resultados depende do monitoramento das métricas que revelam os reais benefícios da terceirização e permitem identificar novas oportunidades de melhoria.

Os benefícios relacionados à terceirização de serviços médicos na clínica são diversos, mas para alcançá-los é necessário que haja um planejamento anterior.

Em clínicas radiológicas, especialmente de pequeno e médio porte, os investimentos, inclusive na terceirização, devem ser avaliados detalhadamente, evitando a adoção de práticas que não vão atender às reais demandas existentes.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×