Como uma empresa de telemedicina opera? – Telelaudo

 Em Telelaudo, Telemedicina

Entenda quais são os principais serviços oferecidos por uma empresa de telemedicina, e quais são suas vantagens

As empresas de telemedicina vem crescendo cada vez mais no Brasil nos últimos anos. A pandemia fez a população, de uma forma geral, entender melhor a necessidade de agilizar os serviços de saúde através das plataformas digitais.

Entre 2020 e 2021, mais de 7,5 milhões de consultas foram realizadas por telemedicina, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital.

E a demanda por essa tecnologia segue crescendo. Mas, para que esse serviço possa ser oferecido no Brasil, é necessário que a empresa siga algumas normas.

Como é uma empresa de telemedicina?

Para entender como funciona uma empresa de telemedicina, é importante saber, primeiro, do que se trata o termo. A telemedicina é uma tecnologia responsável por oferecer assistência médica a distância, de forma digital.

Através da telemedicina, são disponibilizados serviços como teleconsulta, interpretação de exames médicos (telediagnóstico), telemonitoramento, entre outros.

As empresas de telemedicina atuam principalmente prestando serviços para instituições de saúde que realizam exames de diagnóstico. Isso ocorre porque a emissão de laudos médicos a distância é o ramo de maior abrangência nesse segmento.

O serviço funciona assim: o exame é realizado normalmente na clínica, e em seguida, a imagem desse exame é encaminhada via internet para a plataforma de telemedicina da empresa especializada que emitirá o laudo realizado por um médico radiologista.

Também é possível utilizar as plataformas das empresas de telemedicina para acessar um prontuário eletrônico em nuvem com teleconsulta. É por isso que está cada vez maior a procura desse suporte por parte de clínicas, hospitais e consultórios.

Normas e Regulamentação

A atuação das empresas de telemedicina no Brasil está prevista na legislação dos órgãos que regem os serviços de saúde.

Para poder exercer essa especialidade médica, as unidades de saúde devem ter infraestrutura tecnológica adequada, o que inclui internet rápida e uma plataforma segura para transmissão das imagens.. 

A lei também estabelece que a prática da telemedicina será vigiada, fiscalizada e avaliada dentro de seus territórios pelos respectivos CRMs. O que inclui, ainda, a qualidade da atenção, a relação médico-paciente e a preservação do sigilo médico.

Além disso, os pacientes com doenças crônicas ou que exijam assistência por um tempo maior devem receber consulta presencial. O acompanhamento clínico com o médico assistente do paciente deve ser feito em intervalos de no máximo 180 dias.

Para oferecer serviços de telemedicina, a lei também prevê que deve haver a segurança e sigilo dos dados e imagens registrados no prontuário dos pacientes. A plataforma deve estar de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Telecomando

O telecomando é uma modalidade que utiliza a tecnologia da comunicação à distância para que os profissionais da saúde possam operar equipamentos médicos, especialmente a RM e a TC, de forma remota.

Ou seja, consiste em usar recursos digitais e automatizados para a execução de exames de Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada remotamente. 

É uma tecnologia que chegou para modernizar ainda mais a telemedicina, e melhorar os serviços, para facilitar a vida dos pacientes que moram em áreas remotas e tem dificuldade de acesso aos serviços de saúde.

A Telelaudo é uma empresa de telemedicina que oferece laudos a distância para tomografia, ressonância, raios-x, mamografia, densitometria e odontologia elaborados por radiologistas subespecialistas.

Além de também oferecer telecomando para equipamentos de ressonância magnética e tomografia.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×