Dia Mundial da Saúde: o que esperar do setor em 2022

 Em Curiosidades

Comemorado em 7 de abril, Dia Mundial da Saúde promove conscientização sobre meio ambiente e importância da tecnologia

 

O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril desde 1948, tendo sido criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, a cada ano, colocando um novo tema em pauta em escala global.

Em 2022, o tema escolhido pela instituição foi “Nosso planeta, nossa saúde”, com foco na promoção da conscientização em relação aos impactos do ambiente e seus bens comuns, como a água, o solo e o ar, na saúde geral da população.

O Dia Mundial da Saúde também é uma data importante para refletir sobre como foi o último ano no setor e pensar o que se espera da área no ano que está começando.

Quais inovações ganharam destaque em 2021?

O ano de 2021 foi agitado na área da saúde devido à convergência entre políticas voltadas ao combate à pandemia da Covid-19 e à vacinação em massa da população, com incorporações tecnológicas e novas expectativas, sociais e econômicas em relação à gestão na área.

Proteção de dados

Aprovada em 2018, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor em 2020, mas desde agosto de 2021, tornou-se mais rigorosa para aqueles que não estivessem adequados à legislação.

Dessa forma, o ano de 2021 foi importante para que as instituições de saúde estruturassem as políticas de proteção de dados, tanto com infraestrutura mais consistentes, como políticas de coleta e consentimento dos pacientes.

Aplicativos e sensores

Com a pandemia, muitas pessoas passaram a ter mais interesse na promoção da própria saúde, o que resultou em um crescimento significativo no uso de aplicativos e sensores com foco na saúde, como para exercícios, alimentação, sono e até consumo diário de água.

A maior digitalização do período também fez com que os pacientes começassem a interagir mais com as instituições de saúde por meio de aplicativos de celular, ampliando a necessidade de recorrer a desenvolvedores para disponibilizar soluções mais completas e responsivas.

Telemedicina

No Brasil, a telemedicina cresceu no início da pandemia da Covid-19 com a legalização das consultas a distância.

Em 2021 houve a consolidação dessa solução, tanto por parte das instituições de saúde, como por parte dos pacientes, que se habituaram a essa opção e suas particularidades. 

Dia Mundial da Saúde 2022 – o que podemos esperar do setor?

inovações para o setor da saúde no dia mundial da saúde 2022

Com um mercado movimentado nos dois últimos anos, houve uma grande expectativa em relação ao que seria o cenário do setor em 2022 e também qual seria a temática trabalhada pela OMS no Dia Mundial da Saúde.

Comprometimento ambiental

Como visto, com o lema “Nosso planeta, nossa saúde”, o foco da OMS em 2022 é conscientizar e informar quanto à importância do comprometimento ambiental por parte de toda a sociedade, incluindo as instituições de saúde.

De acordo com a OMS, a poluição do ar está relacionada a 24% dos óbitos em decorrência de doenças cardíacas e 29% daqueles ocasionados por câncer no pulmão.

Além disso, é sabido que interações danosas  dos seres humanos com o meio ambiente também têm relação com o surgimento de novas patologias com potencial pandêmico.

Relacionamento com o paciente

Outra expectativa para 2022 é que os gestores e profissionais de saúde ampliem as políticas e práticas voltadas à melhora do relacionamento com o paciente, visando uma experiência de atendimento mais satisfatória.

Com pacientes mais exigentes e que querem ser os protagonistas da própria saúde, as instituições de saúde precisam repensar, cada vez mais, as políticas de atendimento e pós-consulta.

Crescimento do uso de novas tecnologias

Não menos importante em 2022 será a continuidade da incorporação de novas tecnologias na rotina médica e gerencial de clínicas e hospitais. Alguns destaques incluem:

 

  • Inteligência Artificial: apesar de já estar em uso, a tendência é que as aplicações da IA sejam ampliadas e popularizadas, impactando mais as práticas cotidianas das instituições;
  • robótica: os recursos de robótica, incluindo para realização de procedimentos a distância, também começam a alcançar mais pacientes por meio da difusão de conexões mais rápidas e estáveis em locais mais vulneráveis nesse quesito. 

Tecnologias que ficam mais em voga na saúde em 2022 também incluem blockchain, sistemas centralizados de gestão em saúde, computação em nuvem e outras.

Telemedicina

A telemedicina teve um grande crescimento entre 2020 e 2021 e a tendência é que em 2022 mantenha esse ritmo, com ainda mais foco na consolidação de ferramentas, políticas de proteção de dados e adesão de médicos e pacientes.

Além das consultas a distância em si, há também expectativa pelo crescimento e consolidação de serviços como de telerradiologia, com a emissão de laudos radiológicos, e telecomando, com a realização de exames de tomografia e ressonância por técnicos a distância. 

Portanto, o Dia Mundial da Saúde 2022 trouxe à tona a importância da conscientização sobre o meio ambiente e o papel das novas tecnologias para reduzir os impactos ambientais dos serviços de saúde e promoção do bem-estar.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×