Entenda melhor a relação entre laudos a distância e qualidade de vida do radiologista

 Em Artigo, Gestão, Radiologia, Telerradiologia

Laudo a distância na radiologia proporcionou transformações benéficas aos pacientes, instituições de saúde e gestores, mas também aos radiologistas. Saiba como aqui.

A Medicina tem passado por transformações profundas nos últimos anos, incluindo a telerradiologia, o laudo a distância na radiologia, as soluções de inteligência artificial (IA), a radiologia digital e os sistemas de gestão de clínicas e hospitais.

As modernizações são benéficas para pacientes, gestores de saúde, mas também profissionais de saúde, incluindo os radiologistas, que podem ter benefícios à qualidade de vida em decorrência das facilidades e otimizações proporcionadas pelas tecnologias.

Entender esse cenário é importante para que radiologistas e gestores compreendam quais os potenciais e limitações dessas soluções. 

As transformações da Medicina por meio das novas tecnologias

A radiologia consiste na incorporação, em processos radiológicos, das novas tecnologias digitais visando maior praticidade no desenvolvimento das atividades, mas também ganhos de eficiência e produtividade.

São diversas as tecnologias que, atualmente, são usadas na radiologia para proporcionar essas transformações. Algumas delas incluem:

  • inteligência artificial: alguns sistemas de radiologia têm sido treinados com milhares de dados de exames e laudos para serem capazes de identificar alterações em exames radiológicos, notificando o radiologista responsável sobre possíveis patologias;
  • RIS: Radiology Information System, ou Sistema de Informação em Radiologia, em português, é uma solução com diversas funcionalidades para o setor radiológico, incluindo agendamento, rastreamento de exames, controle financeiro, entrega online de laudos e outros recursos;
  • telerradiologia: apesar de não ser tão recente, o laudo a distância na radiologia amplia o acesso aos serviços especializados, de forma que clínicas e hospitais possam contar com um serviço terceirizado para emissão dos laudos, facilitando e agilizando processos, principalmente em regiões isoladas e com menos infraestrutura;
  • software de voz para laudo: solução que visa facilitar a emissão dos laudos ao permitir que sejam ditados pelos radiologistas, aumentando a produtividade;
  • prontuário digital: com benefícios à Medicina de forma geral, mas também aos pacientes e profissionais da radiologia, o prontuário digital garante facilidade na entrega e transferência de laudos médicos entre pessoas autorizadas, garantindo uma assistência mais holística ao paciente.

As transformações na área da saúde, em especial no setor radiológico, promoveram benefícios aos diversos envolvidos, como gestores, profissionais e pacientes.

Laudo a distância na radiologia e qualidade de vida do radiologista

Entre as tecnologias citadas anteriormente, o laudo a distância na radiologia destaca-se não apenas pelos benefícios aos pacientes e serviços de imagem, mas também às transformações propiciadas aos radiologistas.

Muito se fala sobre práticas que tornam a rotina do profissional mais produtiva, mas além desse aspecto é importante que instituições de saúde atentem-se e valorizem também a qualidade de vida dos médicos.

Ao longo dos anos, diferentes características da telerradiologia tem feito com que ela seja associada à qualidade de vida dos radiologistas, melhorando a prática profissional e pessoal.

Home office

O laudo a distância na radiologia tem como vantagem viabilizar que o radiologista trabalhe em home office sem prejudicar a fluidez e eficiência dos processos.

O profissional acessa a plataforma de telerradiologia usando login e senha por meio do computador pessoal e consegue acessar a lista de exames a serem laudados em sua especialidade.

Dessa forma, há flexibilidade tanto em relação ao horário de trabalho como à localização, uma vez que basta um dispositivo certificado e com acesso à internet.

Trabalho em equipe

Ainda que uma parte da atividade do radiologista ocorra de forma isolada, o trabalho em equipe tem benefícios profissionais e também na saúde mental.

Com o laudo a distância na radiologia, equipes internas e radiologistas remotos podem atuar de forma colaborativa, visando sempre laudos mais completos e benefícios aos pacientes.

Além disso, é possível buscar uma segunda opinião médica entre os colegas que trabalham via telerradiologia.

Aprimoramento profissional

O aprimoramento profissional pode significar muitas coisas, como o uso da tecnologia para intermediar práticas profissionais, o trabalho em equipe e também o incentivo e reconhecimento quanto a qualificação e especialização.

Na telerradiologia, clínicas e hospitais podem contratar laudos especializados, o que também é benéfico aos radiologistas que podem se especializar e encontrar um posicionamento adequado no mercado.

Como o serviço de telerradiologia reúne demandas de diferentes instituições de saúde é mais viável o trabalho de um especialista do que em clínicas e hospitais que não têm demanda suficiente para esse tipo de mão de obra.

Infraestrutura

Para eficiência do laudo a distância na radiologia é essencial que haja uma infraestrutura apropriada, o que inclui internet rápida e também um sistema de telerradiologia ágil, completo e seguro.

Portanto, o radiologista terá uma infraestrutura a seu favor que facilita a execução das atividades e torna sua rotina mais organizada e produtiva.

Todas essas características da atuação com laudo a distância na radiologia fazem com que o radiologista tenha mais satisfação profissional com sua área de atuação em decorrência da valorização, da infraestrutura, do incentivo à qualificação e do trabalho em equipe.

Além disso, o home office e a flexibilidade contribuem na qualidade de vida do profissional e na satisfação pessoal e profissional.

VAMOS CONVERSAR?

[getparam utm_campaign]


×