Qual a importância do atendimento humanizado na área da saúde?

 Em Telemedicina

O atendimento humanizado na saúde gera benefícios aos pacientes, familiares, profissionais da saúde e também gestores de clínicas e hospitais

O atendimento humanizado é uma tendência na área da saúde, mas precisa ser estruturado de forma eficaz por gestores e envolver todos os profissionais da instituição.

Atualmente, a humanização do atendimento é uma expressão da ética e dos valores de suporte médico, gerando benefícios à saúde do paciente, mas também à clínica ou hospital.

O que é o atendimento humanizado na área da saúde?

Focado no bem-estar do paciente por meio de um suporte individualizado e personalizado do paciente, o atendimento humanizado envolve tanto a promoção da saúde do próprio paciente, como também o respeito e cuidado com familiares e acompanhantes.

Ao visar a integralidade do cuidado médico, esse atendimento baseia-se tanto na qualidade técnica do suporte de saúde, como também com uma comunicação atenta, transparente e empática. Entre suas características incluem-se:

  • conhecer e respeitar as características físicas e emocionais individuais do paciente e seus familiares para definição do tratamento;
  • valorizar a comunicação, com atenção voltada a ouvir as demandas do paciente, tanto aquelas relacionadas às queixas, como também seu estilo de vida e dúvidas, além de clareza para informar sobre questões técnicas;
  • atenção multidisciplinar às necessidades do paciente, envolvendo diferentes profissionais no suporte clínico;
  • ética no exercício da profissão, respeitando os pressupostos do Conselho Federal de Medicina (CFM) e os valores vigentes na vida em sociedade.

Portanto, a adoção do atendimento humanizado passa por diferentes elementos do suporte em saúde, desde a recepção do paciente, até foco no bem-estar, respeito às crenças e individualidades e comprometimento no exercício da atividade.

Quais os benefícios do atendimento humanizado em clínicas e hospitais?

A importância do atendimento humanizado explica-se com seus diversos benefícios diretos ao paciente e seus familiares, mas também à instituição de saúde como um todo.

Bem-estar do paciente

O foco do atendimento humanizado é promover o bem-estar do paciente durante a assistência especializada de forma que ele sinta-se recepcionado, cuidado e ouvido pela equipe.

Estudos demonstram que a humanização do atendimento pode beneficiar diretamente a saúde do paciente, contribuindo na sua recuperação.

Tais benefícios devem-se à assistência global que abarca questões emocionais e psicológicas do paciente, problemas e queixas diversas que ele relata, ainda que em um primeiro momento elas não pareçam relacionadas à doença central e também a presença da família.

Com isso, o paciente consegue responder melhor ao tratamento, inclusive pela clareza na comunicação que vai colaborar diretamente nos cuidados em casa e em mudanças no estilo de vida que sejam necessárias para a preservação da saúde.

Clareza na comunicação

A clareza, objetividade e eficiência da comunicação são importantes para que o paciente seja ouvido em um primeiro momento, mas também que consiga compreender melhor a patologia, as recomendações médicas e o tratamento.

É imprescindível que a linguagem adotada seja acessível, evitando dúvidas sobre quaisquer etapas do cuidado médico.

Respeito à famíliaBenefícios do atendimento humanizado

A participação próxima da família é outro elemento valorizado no atendimento humanizado, uma vez que é importante que eles estejam bem informados e que possam interagir com o paciente em diferentes momentos, mesmo em caso de internação.

A presença da família colabora tanto no bem-estar do paciente, como envolve mais pessoas na assistência, o que poderá ocorrer mesmo em casa.

Satisfação dos profissionais de saúde

Ao adotar o atendimento humanizado na instituição, diferentes benefícios são promovidos aos profissionais da saúde, como:

  • infraestrutura adequada ao exercício da profissão;
  • processos claros e transparentes, facilitando a dinâmica diária;
  • um ambiente mais agradável para trabalhar;
  • redução do estresse;
  • gestão hospitalar que investe na qualificação e formação dos profissionais;
  • atendimentos individualizados com interações mais relevantes ao paciente e profissional.

Portanto, obtêm-se um ambiente favorável ao bem-estar do profissional que consegue exercer suas funções com excelência e qualidade.

Tais benefícios resultam em um clima organizacional mais benéfico, o que contribui na retenção de profissionais, redução do absenteísmo e satisfação e motivação no trabalho.

Processos claros e transparentes

Para funcionar de forma eficaz, é fundamental que haja uma revisão e reestruturação dos processos de recepção, atendimento, encaminhamento e tratamentos dos pacientes.

Modernização tecnológica

Atualmente, o atendimento humanizado está cada vez mais atrelado à modernização tecnológica para promover eficiência, agilidade, redução de custos e otimização dos processos.

Dessa forma, a gestão tem como benefício ao adotá-lo, uma oportunidade de incorporação de novas tecnologias que vão influenciar o suporte ao paciente mais diretamente, mas também as funções gerenciais e administrativas.

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