Tecnologia na Odontologia: veja os principais avanços

 Em Destaques na Saúde

Entenda como a tecnologia na odontologia promove avanços na área, trazendo mais praticidade e efetividade

A tecnologia na odontologia facilita a vida tanto dos profissionais de saúde quanto dos pacientes, já que trouxe inúmeros avanços para a área.

A área da odontologia é importante tanto em termos de saúde bucal e prevenção de doenças, como também na sociabilidade das pessoas, já que o sorriso faz uma grande diferença em questões de autoestima.

Portanto, trata-se de uma especialidade importantíssima, e que vem avançando cada vez mais com novas tecnologias e técnicas, na tentativa de atender os pacientes da melhor forma.

Por isso, levantamos, neste conteúdo, as últimas novidades mais significativas da área.

Escaneamento intraoral

Um avanço significativo da tecnologia na odontologia é o escaneamento intraoral, que trata-se de uma técnica que proporciona mais precisão e rapidez ao tratamento.

A técnica é realizada através de uma câmera intraoral que capta todos os movimentos e traços da boca, permitindo que o dentista simule a mordida e a oclusão do paciente. 

Com as imagens geradas, o profissional responsável pode realizar um diagnóstico mais preciso e iniciar o planejamento de diversos tratamentos odontológicos, inclusive estéticos.

Esse escaneamento pode ser aplicado para substituir os procedimentos de moldagem, guias cirúrgicos, periodontais e para coroas e implantes.

Tudo é feito de forma digital e confortável para o paciente, facilitando bastante o diagnóstico de diversas condições.

Cirurgia guiada

A cirurgia guiada serve como uma ótima alternativa para a colocação de implantes, afinal, facilita todo o processo, tornando-o mais confortável para o paciente e prático para o profissional.

Para que esse tipo de procedimento possa ser realizado, é possível realizar uma simulação do resultado prévio pelo computador, baseado apenas em imagens de tomografia computadorizada.

Assim, é possível planejar os melhores posicionamentos para favorecer o sorriso e ângulos dos implantes, evitando também acidentes e cortes desnecessários.

Prontuário eletrônico

Outro avanço importantíssimo não apenas para a odontologia, mas para todas as áreas da medicina, é o prontuário eletrônico. Através dele, os dentistas são capazes de controlar melhor os dados e informações dos pacientes de forma digital.

Os dados ficam armazenados em nuvens, de fácil acesso e maior segurança, garantindo que eles não sejam perdidos.

Impressão 3D

Um avanço da tecnologia na odontologia que merece bastante reconhecimento é a impressora 3D. Essas impressoras, no geral, podem ser utilizadas para a criação de modelos odontológicos e cirúrgicos para o planejamento pré-operatório.

Essa tecnologia permitiu, por exemplo, que implantes dentários sejam realizados sem a aplicação de métodos invasivos nas cirurgias, já que atualmente o planejamento da cirurgia é computadorizado em 3D.

Com essa tecnologia, o procedimento é feito aplicando um cilindro de titânio no osso sem cortes e sem pontos.

A tomografia tridimensional é utilizada para planejar o tratamento, junto com sistemas específicos para essa finalidade. Logo, a cirurgia é realizada com maior segurança, em um tempo menor e com uma recuperação acelerada.

A telerradiologia como aliada da odontologia

A utilização da telerradiologia odontológica é bastante indicada para os profissionais da área, já que auxilia na prestação de um atendimento mais ágil aos pacientes.

A telerradiologia na odontologia é utilizada para o compartilhamento de informações como imagens e laudos de exames a distância. É claro que esse compartilhamento segue uma série de protocolos, garantindo a segurança e eficácia.

Essa tecnologia possui diversas vantagens, como a diminuição de gastos, já que não é mais necessário ter um radiologista atuando no local, a elaboração de laudos com agilidade, e a possibilidade do atendimento em épocas de férias e feriados.

Além disso, também possibilita o pagamento por demanda. Dessa forma, o paciente não precisará desembolsar todos os meses determinada quantia para utilizar o serviço. Será cobrado apenas um valor pré-determinado para cada exame que for laudado.

Por isso, a telerradiologia é uma grande aliada na área da odontologia, além de diversas outras áreas da medicina. Vale a pena buscar um maior entendimento a respeito dessa especialidade.

A tecnologia na odontologia trouxe diversos avanços para a área, assim como traz para diversos outros segmentos atualmente.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×