Telerradiologia Lateral: saiba como funciona

 Em Telerradiologia

A telerradiologia lateral vem revolucionando a maneira como os profissionais de saúde diagnosticam e tratam diversas condições médicas

A telerradiologia é uma tecnologia bastante ampla, que envolve diferentes técnicas e abordagens. Ela possibilita que médicos radiologistas possam atuar de forma remota na análise e interpretação de exames médicos.

Uma de suas abordagens é a telerradiologia lateral, que é o apoio diagnóstico que uma empresa presta para outros serviços radiológicos, utilizando para isso sistemas que permitem o envio e recebimento de dados e imagens. Para conhecer mais, siga a leitura.

O que é a telerradiologia lateral?

A telerradiologia lateral, também chamada de telerradiografia lateral, trata-se de uma radiografia do crânio de alta precisão, que é realizada com o paciente posicionado lateralmente ao aparelho de cefalostato.

O equipamento é responsável por imobilizar e manter a cabeça do paciente na posição desejada, trazendo um resultado bem mais preciso e sem falhas.

Quais as tecnologias envolvidas?

A telerradiologia lateral utiliza uma série de tecnologias avançadas, como:

– Scanners intraorais de alta resolução;

– Softwares de modelagem 3D;

– Impressoras 3D para fabricação de próteses e aparelhos ortodônticos;

– Radiografia digital para análise mais precisa;

Os avanços tecnológicos no campo da telerradiografia lateral vem diminuindo os riscos associados ao procedimento, principalmente a exposição à radiação. 

Áreas de aplicação

A principal área de aplicação da telerradiografia lateral é a odontologia, já que na maioria das vezes ela é utilizada como uma técnica para avaliar o crescimento e desenvolvimento da mandíbula em relação ao crânio.

Mas esse exame faz com que seja possível identificar todo o crânio do paciente, logo, tem utilidade em diversas situações, como:

  • Avaliar as relações dos elementos dentais com os maxilares;
  • Avaliar as relações dos maxilares com os ossos faciais;
  • Verificar os seios paranasais;
  • Analisar as assimetrias da mandíbula e do maxilar;
  • Monitorar o progresso de tratamentos realizados;
  • Planejar tratamentos ortodônticos com o uso de aparelho.

O procedimento também destaca-se no diagnóstico de doenças do pescoço e da cabeça. 

Benefícios da telerradiologia lateral

Conheça as principais vantagens dessa tecnologia.

Precisão

A forma como o procedimento é realizado garante mais precisão nos resultados, sem sombras nas imagens.

Conforto

A telerradiografia lateral permite que o paciente passe pelo procedimento sem incômodos, já que a realização do mesmo é tranquila, e o paciente mantém a cabeça imóvel durante todo o tempo.

Rapidez

Trata-se de uma técnica rápida e prática, sem dificuldades para que seja efetiva.

Redução de riscos

A técnica diminui os riscos associados ao procedimento, principalmente a exposição à radiação. Além disso, esse tipo de telerradiografia é um procedimento não invasivo. 

Conclusão

Todos esses benefícios fazem com que seja uma opção preferida tanto pelos pacientes quanto pelos médicos, já que ambos têm mais praticidade na realização do procedimento.

A telerradiologia lateral é parte da telerradiologia, ou seja, utiliza tecnologias modernas e os meios digitais para facilitar o diagnóstico de tratamento de doenças ou condições de saúde.

Ambas utilizam as tecnologias de informação e meios de comunicação disponíveis com a finalidade de permitir o diagnóstico a distância, com imagens digitais precisas.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×