Telemedicina na saúde do idoso: cuidados e acompanhamento

 Em Telemedicina

A saúde do idoso carece de muitos cuidados, e quanto a isso, a telemedicina pode ajudá-los, até mesmo aqueles que não estão habituados à tecnologia 

A geriatria e gerontologia são exemplos de especialistas em saúde do idoso, porém, nessa fase da vida, o cuidado deve abranger mais especialidades, e principalmente, ser feito de maneira humanizada e respeitosa.

Em relação aos aspectos mencionados acima, há o suporte da telemedicina. Ao longo deste artigo, verá como as consultas à distância promovem bem-estar, comodidade e saúde às pessoas da terceira idade. 

A importância da Telemedicina na saúde do idoso

Como modalidade de medicina via on-line, a telemedicina soluciona muitos problemas os quais pessoas idosas enfrentam em relação ao acesso à saúde. 

Nesse sentido, ela é importante ao auxiliar na promoção de qualidade de vida e bem-estar, tornando-os mais acessíveis e menos burocráticos. 

Como funciona na prática?

Tratando-se de pessoas idosas, adversidades como a falta de mobilidade, indisposição, dificuldade de se locomover sozinhas e receio ao sair de casa são comuns. 

Além disso, filas de espera, transporte público, e o trajeto em si é algo que as cansam com mais facilidade em relação aos mais jovens, e muitos, inclusive, perderam a independência e precisam de terceiros para ajudá-los. 

Por esses e outros motivos, a telemedicina os ajuda, sendo de forma mais detalhada através de pontos como:

Acessibilidade

Se o problema de saúde do idoso é falta de mobilidade, a telemedicina oferece um meio. No conforto de sua própria casa ou de um parente responsável, os idosos têm acesso a uma consulta completa e humanizada, compreendendo seus limites físicos. 

Praticidade e agilidade 

A praticidade de não precisar sair de casa e se programar tanto logisticamente quanto financeiramente, além de não haver filas de espera, torna o atendimento muito mais rápido em relação aos presenciais.

A saúde de uma pessoa idosa, por ser mais frágil e precisa de cuidados especiais, consequentemente necessita de um serviço mais rápido. Então, as vantagens das consultas à distância são muito bem usufruídas. 

Independência 

Assim como citamos, algumas pessoas com mais idade não conseguem sair de casa sozinhas devido às questões físicas e de locomoção, precisando, muitas vezes, de acompanhamento de um terceiro.

Nesses casos, por mais que não tenham familiaridade com a tecnologia, o terceiro responsável pelo idoso consegue:

  • ensiná-lo uma vez para ele aprender, principalmente quanto aos idosos que já possuem celular, por exemplo;
  • acompanhá-lo da própria casa ou da casa do idoso, em poucos minutos de seu tempo livre, algo que, em uma consulta presencial, durariam horas e dificultaria a disponibilidade da pessoa que o auxilia.   

Assistencialidade   

Pessoas da denominada “terceira idade” têm dificuldades em comum: 

  • obstáculos referentes ao acesso à saúde (especialmente falta de informação e adversidades de locomoção);
  • baixa imunidade, e com isso, problemas de saúde recorrentes;
  • doenças particulares dessa fase da vida (osteoporose, diabete, problemas cardiovasculares, catarata, hipertensão arterial, infecção urinária, falta de controle do assoalho pélvico, alzheimer, parkinson, perda de audição, acidente vascular cerebral, etc.)

Quanto a isso, a telemedicina oferece assistência geral ao abranger todas as especialidades médicas via on-line a partir de implementações como:

  • consultas de rotina com especialistas;
  • acompanhamento em quadros crônicos;
  • acompanhamento pós-hospitalar;
  • aconselhamentos pontuais;
  • triagem e orientação;
  • prescrição e renovação de receitas médicas;
  • encaminhamentos às consultas;
  • encaminhamentos aos exames por meio da telerradiologia. 

Então, especificamente em relação à saúde do idoso, a telemedicina possibilita os devidos cuidados esperados sem comprometer ou exigir demais do paciente.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×